_O que é Inbound Marketing e como essa estratégia ajuda atrair e conquistar clientes?

06/04/2021 por Samanda Arébalo

Você já ouviu falar em Inbound Marketing? Com a mudança no comportamento das pessoas através das redes sociais, vender um produto hoje, com todas essas informações, ficou ainda mais difícil, por isso, essa estratégia surgiu para conseguir atrair clientes e aumentar a fidelidade com a marca. 

Quer conhecer melhor como funciona esse método? Continue lendo sobre o Inbound Marketing. 

Como surgiu o Inbound Marketing? 

O Inbound Marketing, conhecido informalmente como “marketing de atração”, surgiu no ano de 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, escrito pelo Brian Halligan e Dharmesch Shah, que fundaram a HubSpot, empresa norte-americana de softwares para a automação de marketing, CRM e vendas. 

Esse livro explica que existem quatro metodologias no Inbound Marketing, que conseguem atrair o cliente de forma estratégica, que são elas: atrair, converter, transformar e encantar. 

A partir dessa ideologia, as campanhas de marketing passam para o cliente uma solução, de forma a atraí-lo no momento certo, ao invés de tentar forçá-lo a comprar algo que não deseja.

Como funciona? 

O Inbound Marketing consegue aumentar a visibilidade da empresa gerando conteúdos que fazem diferença no processo de venda, envolvendo a filosofia da atração, e atingindo até pessoas que ainda não são clientes. Essa atração chega no momento em que ele está precisando do seu produto, desde um curioso pela marca até um comprador. 

Essa ação de atrair a atenção do consumidor pode ser aplicada diretamente nas redes sociais, com conteúdos interessantes, e com vários formatos, por exemplo, como infográficos explicativos e vídeos apresentando o produto. 

Logo após, ofereça alguma ação para o cliente cadastrar informações, como por exemplo, email e data de nascimento, assim você consegue executar campanhas com conteúdos convenientes para ele. 

Também é possível estabelecer um relacionamento de “troca” com possíveis clientes (Leads), através da disponibilização de conteúdo relevante, como e-books, tabelas de aplicação, manuais, entre outros, e como troca, o lead disponibiliza dados fundamentais (e-mail, data de nascimento, etc), de forma a poder direcionar conteúdos mais relevantes a este.

Benefícios do Inbound Marketing 

Em geral, essa estratégia consegue aumentar a visibilidade das empresas, diminuir o custo de aquisição de seus clientes, atrair clientes em potencial, gerar conteúdos que fazem diferença e otimizar o processo de vendas, tudo envolvido na base da filosofia da atração. Com essa técnica é possível conquistar uma comunicação duradoura através dos conteúdos abordados. 

Falando em conteúdos, esse método envolve o público com conteúdo útil, que resolve as dúvidas dos clientes, e relevante, que chama a atenção do cliente de forma descontraída, como por exemplo, os “memes” do momento que são usados para conseguir maior engajamento nas redes. 

Adquirindo essa estratégia de conteúdo, as empresas conseguem passar algo positivo, mesmo não conseguindo fechar negócio no primeiro momento, porém, com a marca estando sempre presente nos “acontecidos da internet”, o público consegue se lembrar dela com facilidade.

Entenda o Inbound Marketing na prática: O caso da Netflix

Para ficar mais claro essa nossa explicação, vamos utilizar o exemplo do maior streaming de vídeos do mundo: a Netflix.

Todas as ações que a Netflix executa é montada com base em estratégias que envolvam a experiência dos seus usuários, que são: 

Conteúdos interessantes que seu público está buscando. 

Momento certo para abordar os clientes com interações. 

Mídias adequadas ao público alvo. 

Apresentar degustação dos serviços. 

Através dessas direções, a Netflix consegue um relacionamento duradouro com seus assinantes, e além disso, consegue ser lembrada até por quem ainda não é assinante. 

Quer implementar o Inbound Marketing na sua empresa? 

Essa é a solução certa para que uma empresa ganhe visibilidade, clientes e lucro. 

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